Thursday, November 22, 2012

E. Munch



Edvard Munch, nacido em 12 de dezembro de 1863, em Løten, na Noruega. Final de tarde de ontem, quando fui a uma exposição de arte, tive o prazer de conhecer a vida e o trabalho de Munch . Estava cansada do dia longo que tive, porém não abriria mão dessa oportunidade. Quando cheguei ao museu que percebi de quem realmente era a exibição recém-aberta. Textos nas paredes contavam um pouco de algumas telas,e muitos deles explicavam o que viveu ao longo de sua vida.
Teve uma vida familiar muito conturbada, mortes e doenças constantes. Aos vinte e sete anos Munch resolveu se tornar pintor. Sua arte foi marcada por diferentes fases. Eu conseguia ver claramente a diferença entre elas. No começo uma tela de um retrato de sua irmã na praia, depois a imagem muda completamente de rumo e Munch passa a pintar não o que via, mas o que viu quando criança. Pinturas cheia de ansiedade, angustias, raiva, medo. Era uma sensação incrível ler o que se passava em sua vida e conseguir relacionar ao quadro claramente. Estar ali me trazia uma sensação estranha, em meio aquelas telas que traziam com elas sentimentos pesados. Saindo de lá com aquele ar gelado na rua, o vento passava forte e levava tudo que tinha ficado dentro de mim. Numa noite com sensações incríveis, por segundos fechei os olhos e me senti leve. 








Friday, September 14, 2012

Um mês

Não sei como fui deixar assim, agora é difícil de atualizar. Próximo desafio: Um mês em um texto. 

Começo foi difícil, muito. Mas me acalmei porque sabia que ia passar. De vez em quando uma lagrima ainda escorre porque não tem como ser forte o tempo inteiro. Conheci outros intercambistas que agora se tornaram como meus irmãos. Fiz muita coisa, fiz questão de deixar minha cabeça muito ocupada com tudo que poderia fazer e descobrir. 

Com isso comecei um curso de dinamarquês que durou duas semanas, porém não muito adiantou para aprender essa língua um tanto diferente. Após isso, com ansiedade, fomos apresentados a todos os novos intercambistas do Rotary. Uma semana morando num colégio. Tinhamos seis horas de aulas de dinamarquês por dia, porém passava num piscar de olhos. Várias atividades com os professores após a janta e um show de uma banda nova na região. A visita à cidade de Aarhus nos liberou de um dia de aula. Conhecemos um famoso museu chamado ARoS que nos fez refletir diante da ilusão a frente de nossos olhos e de esculturas, como 'Boy', as quais parecem pessoas reais. Voltamos à escola e uma festa nos esperava. No final dessa semana uma despedida difícil. Lagrimas e gargalhadas se misturavam no meio da multidão de cento e cinquenta intercambistas.

Já no dia seguinte comecei no Gymnasium. Já esperando que eles fossem fechados e que teria que conquista-los me impressionei. São queridos e super abertos para essa nova amizade. Estão sempre interessados em me ajudar. Já fui convidada pra festas de dezoito anos e uma das festas da escola. 

Por enquanto sigo os dias respirando fundo e aproveitando cada segundo que passa aqui. Porque o sol nasce e se põe num piscar de olhos. Assim os dias passam, depois os meses. Assim, já passou um mês.


Saturday, August 4, 2012

Até logo

Respirando finalmente, malas prontas. O soninho e cansaço batendo acredito que me farão dormir. Peço desculpas a quem não dei um abraço de tchau e agradeço todos os 'Boa viagem!'. Deixarei isso aqui por um tempo, voltarei e espero braços abertos. A saudade bate e quando não cabe no coração escorre pelos olhos. Chore, chorarei e vai passar. Amo cada pessoinha da minha vida. De lá olharei pro céu, verei a lua que vocês também veem aqui. Olharei as estrelas e lembrarei de cada olhar de vocês.
Não digo tchau digo - Até logo anjos da minha vida.

Monday, June 11, 2012

Data marcada

Passagens compradas e a estranha sensação de data marcada me da um frio na barriga. Não tenho mais paciência pra escola. Sento na cadeira e viajo na minha própria imaginação de como o futuro será. Dia 4 de Agosto de 2012 é a data certa. Embarco e saio dessa vida normal pra uma vida TOTALMENTE nova. Novos rostos, novas personalidades, novos lugares. Adoro só pensar em tudo que vou conhecer, uma oportunidade de vida que já começou a me mudar faz tempo. Porém a ficha só vai cair mais perto da data, nao sei se vai ser quando estiver a caminho do aeroporto, ou quando entregar a passagem ao oficial, ou somente quando sentar num banco estofado sozinha. Comigo, com meus pensamentos, com minhas esperanças e minha imaginação. Talvez com um ukulele no colo, ou o violão. Com o fone de ouvido em um lado só pra que não fuja totalmente da realidade. Não sei, provavelmente correrão lagrimas. Lagrimas de felicidade de conhecer um dia-a-dia novo. Uma nova realidade que mudará minha vida.

Tuesday, May 22, 2012

Primeiro e-mail, familia, etc

Entãaao. Semana passada recebi um email do meu conselheiro. Com todas as informações, eles são muito organizados! Todas as minhas familias, se tem filho, quais moram em casa. Simplesmente tudo. Vou morar em duas cidades a primeira é Vejle onde mora a minha primeira familia e onde fica a minha escola.
A segunda é chamada Hedensted. Lá moram a minha segunda e a minha terceira familia. Meu Rotary Club tambem é de lá. Hedensted Rotary!
Estou muito animada. meu GF (Guarantee Form) provavelmente chegou hoje. Agora é marcar, comprar as passagens e 'Denmark here i go!'

Monday, April 23, 2012

1450

Descobri meu distrito, 1450 !!!
Abri o e-mail e o coração saltou pela boca, uma vontade de chorar (chorona do caramba!) mais estou muuito feliz. Por enquanto só sei isso. Preenchi um formulário on-line e agora é esperar.

Beijo beijo  !!!!!

Friday, March 23, 2012

Minha ansiedade só aumenta. Ontem vi fotos de uma menina que já tá lá. É tudo tão lindo, tudo tão magico. Hoje passei o dia inteiro com a minha mente longe. Fantasiando. Nao sai da minha cabeça. A falta de noticias me agonia e aqui venho liberar minha palavras. Espero que amanhã fique mais calma.

Saturday, March 17, 2012

Inicio de tudo


Primeiro me apresentarei. Prazer, Stefanie. Quase 17 anos e um amor imenso pela escrita. Na metade desse ano viajarei e ficarei um ano na Dinamarca. O Rotary Club me proporciona essa experiência incrível. Estou animada e muuuito curiosa pra conhecer tudo. Aqui espero dividir tudo que sinto. Minha saudade, minha animação e minhas descobertas. 

Começarei dividindo a fase de preparação. Primeiro entrei em contato com o rotary club em que meu padrinho é presidente. Através dele enviei uma inscrição. No primeiro encontro do PIJ (Projeto de Intercâmbio para Jovens) conhecemos intercambistas e pessoas que já participaram desse programa e são feitas provas. A primeira de conhecimentos gerais, a segunda sobre a história do rotary e uma para que eles tenham conhecimentos sobre o nosso nível de inglês. Além disso tivemos que escrever um texto com base no tema ‘quem sou eu?’. As provas são corrigidas porém nada é divulgado. Também conversamos com uma psicóloga, foram colocados em pauta problemas e como resolveríamos.

O segundo encontro é um acampamento com todos os candidatos. Onde analisam como nos comportamos, como fazemos nossas amizades. Lá também é feita uma gincana para que haja uma boa aproximação. O momento de grande descontração da noite foi o show de talentos entre os grupos.

Após esse acampamento a ansiedade só aumenta. A classificação, com base nas notas e de avaliações pessoais feitas no acampamento, seria mandada por e-mail. A angústia fazia com que eu o atualizasse de cinco em cinco minutos, se não menos. Quando ela chegou foi uma gritaria aqui em casa. Fiquei em segundo lugar. Ótimo, significava que eu poderia escolher praticamente qualquer lugar que tivesse vaga.

No dia da escolha tivemos uma feira com os intercambistas e jovens que já tinham viajado para aqueles países. Conversamos e conhecemos um pouco mais dos países. A lista das vagas tinha sido confirmada no dia anterior. Resumindo, conheci e amei a Dinamarca. Foi um alívio a sensação agora tenho uma vaga certa, sei que vou pra lá.

Agora outra espera começa. A espera pelo distrito e pela primeira família que irá me receber.